sexta-feira, 25 de julho de 2008

"Repressão", Campanha da Boticário


Todos devem ter visto o comercial da nova campanha da Boticário, intitulada "Repressão" (quão irônico, não?). As opiniões divergem sobre a temática central, mas pelo que pudemos averiguar em discussões entre amigos e entre as 123 mil citações no Google, é que a Boticário pegou pesado, passou dos limites e errou feio!
O investimento na campanha foi de R$ 31 milhões para a Agência AlmapBBDO, o maior da marca em ações voltadas a comunicação INSTITUCIONAL ( por isso resolvemos analisar o caso, já que o mesmo é focado em RP).
Segundo a empresa, a intenção da campanha era baseada na seguinte idéia:
"Por meio de pesquisas com mais de 2 mil consumidores, o Boticário identificou que quando as pessoas se sentem mais bonitas, para elas tudo fica mais vibrante, alegre e colorido. Elas ficam mais felizes, dispostas e com atitude para vivenciar as coisas boas do dia-a-dia."

Antes de darmos nossa opinião completa sobre a campanha, veja o que está sendo divulgado em flash no site da Boticário:

(Atenção para a ênfase gramatical nessa última foto, realmente, o título da campanha faz jus!)

Bom, fica bem claro que houve um problema grande na hora de traduzir a idéia principal da Boticário para a campanha. Se o foco era fazer a mulher se sentir bem quando usasse os produtos e valorizasse sua beleza, por outro lado vemos que a inteligência, o sucesso, a saúde, e tantos outros valores foram deixados de lado, dando a entender que são menos importantes que a beleza e a aparência.
A campanha tinha de tudo para ser linda, pois o comercial é notavelmente muito bem filmado e elaborado, e a quantia paga para a agência permitia um uso exacerbado de recursos, testes e PESQUISAS.
É difícil entender como uma empresa como a Boticário, com uma imagem tão boa perante seus públicos conseguiu se degradar de tal forma. Se o problema eram as vendas, Meu Deus, por que fizeram uma campanha institucional desse porte e tão mal pensada? Será que ninguém imaginou o número de feministas que existem no país? Será que ninguém pensou que 9 em cada 10 consumidoras da Boticário possam ser bem sucedidas, com qualidades interiores que se sobressaem às exteriores?

Bem, não vamos nos delongar demais sobre o assunto, cada um que tire suas conclusões, mas nós, como RP´s, vimos uma grande falha na campanha que poderia ter sido evitada.
Segue aqui uma frase encontrada em outro blog que serve muito bem como desfecho:

"Valorizar a beleza não significa esquecer de valores, e dar lugar a futilidade."

Quem quiser conferir na íntegra:
www.boticario.com.br
Cliquem na parte
Institucional

Um comentário:

Unknown disse...

Olá...concordo com o post, na metade do meu TCC meu grupo teve que mudar toda a estrutura de comunicação pelo mesmo erro que a Almap levou a cabo com o Boticário, postei um comentário da campanha no Youtube explicando um pouco melhor.